EXTENSÃO DO SABER 

 

Publico alvo:

Crianças e adolescentes de 06 a 14 anos, matriculados na rede pública.

Número de atendidos:

Até 150 atendimentos por dia

Parceria: Secretaria Municipal de Educação 

Iniciado em 2022 o Projeto Extensão do Saber em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte oferece atendimento diário a crianças e adolescentes no contra turno escolar, em sua maioria moradores da Vila Cemig. Atualmente atendemos 150 alunos de 06 a 14 anos. Durante o atendimento, os alunos fazem duas refeições diárias, sendo um café da manha ou tarde, e almoço ou janta.

O ciclo de atividades no extensão do saber, são realizados por meio de três oficinas visando o desenvolvimento integral dos estudantes e o estímulo ao protagonismo juvenil.

A oficina de apoio escolar tem atividades complementares voltadas para atividades práticas e coletivas que promovem, com base em um tema, um momento de interação em grupo – por meio de situações concretas e significativas, desenvolvendo diferentes habilidades e conhecimentos. Com o objetivo de melhoria o desempenho dos estudantes em leitura, escrita e resolução de problemas.

A oficina de teatro visa propiciar um espaço para desenvolver expressão, criação, integração, acesso à cultura, discussão de diferentes temas, observação, desenvolvimento de senso crítico, entre outros, por meio da experimentação de jogos e exercícios teatrais e de expressão corporal.  

A oficina de inclusão digital busca disponibilizar a oportunidade de ter acesso às tecnologias visando a ampliação do repertório da cultura possibilitando assim, condições de usufruir as potencialidades das ferramentas tecnológicas de informação e comunicação.

Além das oficinas, mantemos uma rotina de rodas de conversas com intuito de proporcionar aos participantes um espaço de diálogo onde as experiências são partilhadas podem ser pontos de partida para a construção de saberes. 

 
 
 

O projeto Negritude-se tem como objetivo  promover ações de fomento ao ensino da história e cultura afro-brasileira,nas escolas para alunos e professores, visando fortalecer e garantir a efetividade da Lei no 10.639/2003 na rede pública de ensino Municipal de Belo Horizonte/MG.

Para que isso aconteça  são ofertadas oficinas de Contação de História, Oficina de  Turbante,Oficina de Bonecas Ayobami e Oficina de Rima e poesia . que propõe um novo olhar e provoca uma reflexão sobre a temática Afro- brasileira  trabalhando na valorização da cultura a partir das interações  e diálogos propostos em torno da identificação e do pertencimento.As oficinas são sempre ofertadas na rede pública de ensino ,no segundo semestre de 2023 o projeto já passou pelas escolas : 

Escola Municipal Dinorah Magalhães Fabri.

Escola Municipal Antônio Aleixo .

Ciac Escola Municipal Lucas Monteiro Machado.

E neste primeiro semestre de 2024 seguiremos para mais 3 escolas da rede municipal de ensino com a perspectiva de atender um público de aproximadamente 120 professores capacitados ,1200 alunos alunos com idade de  de 6 a 14 anos. atendidos pelas oficinas  em 6 escolas  dentro da regional barreiro totalizando 1320 pessoas  atendidas pelo projeto.Desenvolver o cuidado  e a preservação das manifestações religiosas e culturais afro-brasileiras, Propor uma reflexão sobre racismo e o resgate da identidade negra e 

 Fortalecer o conhecimento ao corpo docente e funcionários das escolas, compreendendo o papel da cultura negra na construção
pedagógica.
Espera-se que o Projeto Negritude-se seja uma instância privilegiada de enfrentamento e combate ao racismo. Assim, o projeto tem como
relevância esse enfrentamento, por meio da história e cultura dos povos afrodescendentes através de uma abordagem lúdica.

NEGRITUDE-SE 

Publico alvo:

Crianças e adolescentes de 06 a 14 anos, matriculados na rede pública.

Número de atendidos:

1200 alunos de 06 a 14 anos

120 professores da rede pública

Parceria: Ministério da Igualdade Racial

MINHOCANDO – EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA

Publico alvo:

Crianças e adolescentes de 06 a 14 anos, matriculados na rede pública.

Número de atendidos:

150 alunos de 06 a 14 anos

Parceria: Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Belo Horizonte

O Projeto Minhocando aborda de forma prática a importância da educação ambiental e cidadania para crianças e adolescentes. O ciclo de oficinas do Minhocando oferece três oficinas baseadas no desenvolvimento dos adolescentes em relação à cidadania, ao meio ambiente e sustentabilidade e o aprendizado da técnica de cerâmica.

 

A oficina minhocando tem atividades complementares voltadas à preservação e a conscientização ambiental. Permitindo acesso a conteúdos teóricos e práticos sobre os princípios da sustentabilidade, reciclagem e meio ambiente. Os participantes são estimulados de forma lúdica a construir uma composteira doméstica e a construir hortas em pequenos espaços.

A oficina de cidadania oferece um mapeamento dos órgãos e serviços do Sistema de Garantia de Direitos para que os participantes possam entender e acessar esses serviços. Envolve a relação dos alunos com as famílias e comunidades para auxiliá-los no exercício da cidadania por meio do contato com a natureza, desenvolvendo experiências que sensibilizem a cuidar de si e do mundo.

A oficina de cerâmica permite a abordagem de técnicas ligadas a modelagem de peças utilitárias e decorativas. Abordando todas as fases da produção, como acabamento, secagem, queima e pintura, a oficina permite ao participante uma visão estruturada do processo como modo de incentivar sua busca e desenvolvimento nessa prática artística.

As oficinas visam atender cerca de 150 adolescentes e vão acontecer na sede do Instituto Macunaíma, nas escolas parceiras e no Parque Burle Marx. Teremos também rodas de conversas com intuito de sensibilizar as famílias para o universo de possibilidades de geração de renda por meio da educação ambiental e sustentabilidade.  

O Projeto Respeita a Minha História destina-se ao público prioritário de adolescente/jovem, na faixa etária de 12 a 29 anos, mulheres domiciliadas em regiões de alto índice de homicídio, violência e criminalidade e comunidades do território Barreiro 4, situado em Belo Horizonte.

 

 

RESPEITA A MINHA HISTÓRIA

Publico alvo:

Adolescentes, jovens e mulheres.

Número de atendidos:

240 atendidos

Parceria: Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção

Assine e receba nossa newsletter
× Como posso te ajudar?