Barreiro - Belo horizonte


O Barreiro é história, cultura e tradição

A história oficial da região data de 1855, quando surgiu a “Fazenda Barreiro”, que mais tarde virou uma colônia agrícola povoada por imigrantes que produziam alimentos e alguns outros artigos que abasteciam o canteiro de obras da nova capital fundada em 1897.

O bairro se industrializou em meados do século XX, modernizou-se, expandiu e se tornou uma regional que abriga atualmente  a maior população entre as regionais de Belo Horizonte, cerca de 350 mil habitantes, distribuídos em 74 bairros que formam a regional Barreiro. 

Segundo dados do IBGE de 2010, 40% do VAF (Valor Adicional Fiscal –  índice formado pelas informações dos contribuintes relativo aos seus movimentos econômicos) do município é oriundo da regional Barreiro, e o retorno em investimentos nas áreas de saúde, educação, moradia e infraestrutura é de aproximadamente 9%. Um retorno desigual para um bairro que se fosse uma cidade estaria entre as 8 maiores do estado.

O impacto da falta de investimento em políticas públicas adequadas para atender as demandas da população, se propagam proporcionalmente do centro para as extremidades. O Instituto Macunaíma nasceu neste contexto e segue estudando as peculiaridades culturais e sociais do Barreiro e mantendo a conexão com seus moradores, levando propostas de valorização da cultura local,  resgatando a memória e gerando novos agentes culturais transformadores do espaço e das políticas públicas

 

Assista ao documentário Barreiridades produzido pelo Instituto Macunaíma que narra o passado, presente e futuro doBarreiro. Sua história narrada por alguns de seus moradores que são testemunhas das transformações ocorridas durante os anos, relatando sobre o impacto delas em suas vidas e compartilhando suas visões para o futuro deste local que tem vida própria nos corações e mentes de seus habitantes.

 

Assine e receba nossa newsletter
× Como posso te ajudar?