Somos muitos, somos todos
O Instituto Macunaíma de Cultura – Escola de Cidadania, constituído em março de 2017 na cidade de Belo Horizonte, é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), com ações, projetos e atividades relacionados à educação, cultura, saúde, esportes, lazer, meio ambiente e assistência social, que atendem a população da regional Barreiro, sendo a regional com maior densidade demográfica de Belo Horizonte, com mais de 300.000,00 habitantes.
O Instituto Macunaíma de cultura nasce de profundas reflexões de Rodrigo Zacarias e Paulo Souza Lima sobre como ampliar o acesso e valorização sobre as diversas culturas produzidas na regional Barreiro, e de que forma, promover a transformação social utilizando cultura e arte, como ferramenta de transformação social. Assim como o icônico personagem Macunaíma, de Mario de Andrade, que em sua jornada busca todas as nossas culturas, danças, cânticos entre outras manifestações culturais, em algo “nosso” de que define nossa cultura.
A partir destes valores, podemos definir as diretrizes estratégicas do Instituto Macunaíma, que se define juridicamente como uma associação civil sem fins lucrativos.
Missão
Promover transformação social através processos educacionais por meio da arte e cultura.
Visão
Ser referência em realização de projetos culturais de caráter sócio-educacional formando agentes transformadores e criando novos espaços de participação social.
Valores
Valorização cultural regional, inclusão social, simplicidade, altruísmo, fraternidade, ética e transparência.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Nosso fundador e gestor do Instituto Macunaíma, atualmente ocupa a
Presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de
Belo Horizonte e participa da discussão pela defesa de direitos e políticas
públicas de crianças e adolescentes da cidade. A atuação do Macunaíma,
portanto, é orientada à cidadania e qualidade de vida do público jovem, mas
também concentra esforços àqueles que se encontrem em situação de
vulnerabilidade.
O Instituto Macunaíma realiza projetos e ações de cunho cultural e sócio educativos voltados para crianças, adolescentes e jovens com o objetivo de gerar como impacto social valorização e preservação da cultura, geração de renda, formação de vínculos e cidadania.