Sobre nós


Somos muitos, somos todos

O Instituto Macunaíma é uma ONG que nasceu em 2017 no Barreiro, em Belo Horizonte. Ele é como o herói do icônico livro de Mário de Andrade. Macunaíma é o herói síntese do Brasil. Um símbolo da resistência ao colonialismo, à massificação, a higienização étnica e cultural, aos preconceitos e discursos hegemônicos. 

Este ideal de valorização cultural regionalista e de inclusão social são atributos essenciais da instituição sendo indissociáveis de todas as ações e projetos. Com raízes no Barreiro, bairro onde nasceu e atua, o Instituto Macunaíma estuda suas peculiaridades territoriais e procura desenvolver de forma sócio cultural os projetos nas as áreas mais vulneráveis da região promovendo integração entre as diferentes partes da regional.

A partir destes valores, podemos definir as diretrizes estratégicas do Instituto Macunaíma, que se define juridicamente como uma associação civil sem fins lucrativos.

Missão

Promover transformação social através processos educacionais por meio da arte e cultura. 

Visão

Ser referência em realização de projetos culturais de caráter sócio-educacional formando agentes transformadores e criando novos espaços de participação social.

Valores

Valorização cultural regional, inclusão social, simplicidade, altruísmo, fraternidade, ética e transparência.

O Instituto Macunaíma realiza projetos e ações de cunho cultural e sócio educativos voltados para crianças, adolescentes e jovens com o objetivo de gerar como impacto social valorização e preservação da cultura, geração de renda, formação de vínculos e cidadania.

 

 

 

Minha obra toda badala assim: Brasileiros, chegou a hora de realizar o Brasil.

Mário de Andrade – Autor do livro Macunaíma

Quem Somos

Atuação

Projetos

Doe

Contato

Assine e receba nossa newsletter

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?