Biblioteca da comunidade

O projeto surgiu a partir de uma parceria com a Comunidade Pedagógica de Águas Santas de Tiradentes, e foi trazido ao Barreiro em 2013. Desde então ela funciona de forma itinerante em praças públicas e geladeirotecas (geladeiras usadas como suporte para os livros). Seu objetivo é estimular, via empréstimo gratuito, a leitura de livros de literatura de qualidade, com autores nacionais e estrangeiros, como forma de melhorar a criatividade dos leitores e criar novas perspectivas de vida.

A constituição da Biblioteca da Comunidade e a formação de uma “Rede de Leitores” ocorre, em princípio, estabelecendo um ponto de encontro na praça ou nas geladeirotecas. No ato do empréstimo sugere-se que, ao retornar o livro, o associado proceda, à sua disponibilidade, a doação de outro livro de literatura. Tal ação é orientada à participação ativa dos usuários, aumentando o acervo disponibilizado, bem como estimular a colaboração mútua. O projeto é orientado a ocorrer e disponibilizar o acervo em locais estratégicos, favoráveis ao contanto com a população, em espaços públicos onde se verifique uma maior concentração de pessoas.

O projeto é viabilizado pela participação voluntária de membros vinculados à instituição, ou mesmo empresas que assumam o compromisso do Projeto Biblioteca da Comunidade: ofertar para empréstimo gratuito livros diversos de literatura.

Seja um voluntário, click aqui para doar livros.

× Como posso te ajudar?