Dia da música barreiro

O Festival Dia da Música Barreiro é um projeto realizado pelo Instituto Macunaíma de Cultura – Escola de Cidadania na região do Barreiro, em BH, desde 2017.


O Festival Dia da Música Barreiro ja realizado em duas edições, consiste num espaço de apoio e fomento à artistas e grupos amadores ou em processo de profissionalização. Dedica especial atenção às manifestações artístico-culturais independentes e autorais a fim de visibilizar e fortalecer a produção cultural local.

Desejamos a ocupação dos espaços públicos (praças, pistas de skate) pela população, como de direito, e promover circulação da comunidade e acesso aos seus bens culturais.

Em suas duas primeiras dições, o Festival contou com a participação de 26 bandas, 6 Guardas de Congado, 2 grupos de capoeira, 6 djs, totalizando mais de 26 horas de atrações com 446 artistas envolvidos em 3 palcos temáticos simultâneos e uma circulação de cerca de 3000 pessoas.A 3º edição do projeto, a ser realizada em 2019, foi aprovada na modalidade Incentivo iscal no edital da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Belo Horizonte em 2017 no valor de R$ 110.000,00.

O Festival Dia da Música Barreiro, busca afirmar e valorizar a importância histórica da cultura periférica e diversa da regional Barreiro, reconhecendo-as como legítimas e imprescindíveis à conformação da memória, da identidade e das tradições populares, bem como à valorização da diversidade cultural.

o FOmento do Festival Dia da Música Barreiro, espaço de produção de sentido e reelaboração das experiências e vivências culturais dentro da regional, trazendo a dimensão de celebração e valorização da diversidade cultural urbana.Artistas e grupos da região que produzam trabalhos autorais e que ao menos um integrante resida na regional Barreiro, serão selecionados para participar do projeto.

× Como posso te ajudar?