Quem somos

O Instituto Macunaíma de Cultura – Escola de Cidadania (IMC – EC) é uma associação civil, sem fins lucrativos e tem como premissas básicas o apoio e incentivo a ações que promovam o encontro entre população e artistas locais, a ocupação positiva de espaços públicos para difusão do lazer, da arte, do bem-estar, meio ambiente e melhora da qualidade de vida dos moradores da região do Barreiro, bem como seus visitantes.

Fundado em março de 2017, a organização teve sua origem fundamentada em reflexões sobre a realidade social, a vasta produção cultural local e o baixo investimento em políticas públicas na maior regional da capital mineira, e recorrentes debates entre artistas e agentes culturais sobre as vicissitudes de se fazer e estabelecer a arte e a cultura na região do Barreiro, sendo os seus objetivos principais:

 

“Ser referência em ações que promovam a qualidade de vida e a cidadania, consolidando uma sociedade plural, com integração e pertencimento do indivíduo, auxiliando no processo de formação de crianças e jovens”.

missão

Fomentar a Cultura do Barreiro e o seu resgate histórico, promovendo a qualidade de vida por meio de novas propostas de ações culturais e educativas, orientadas a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Promover o intercâmbio entre entidades atuantes no campo da Cidadania, constituição e expansão dos direitos fundamentais, a justiça e a consolidação de uma democracia participativa e colaborativa.

Combater a discriminação, restrição ou exclusão, seja individual ou coletiva, racial, étnica, gênero, orientação sexual, crença religiosa, nacionalidade, idade, ideológica, partidária ou qualquer outra que se identifique.

 

Objetivos

Articular com os movimentos e indivíduos da regia metropolitana a fim de fomentar ações de cultura e educação popular.

Lutar pelas garantias de direitos das Crianças e Adolescentes e Idoso.

Defender os interesses comuns de seus associados, promovendo a cultura, a solidariedade e responsabilidade social.

Dar suporte a indivíduos e coletivos, que em seus projetos perceba-se alinhamento com a promoção da qualidade de vida e da cidadania.

× Como posso te ajudar?