Readequação escola de cidadania na pandemia.

Em 08 de março de 2020 inauguramos o projeto “Escola de Cidadania” do Instituto  Macunaíma. Estavamos animados para dar inicio ao projeto de maior impacto social esperado por todos. Seriam 8 oficimas presenciais para atender a 400 crianças e adolescentes da comunidade Vila Cemig, Alto das Antenas, Liberdade e Esperança.

Uma semana depois veio a pandemia a com ela a suspensão de todas as atividades. Nos dedicamos a atender emergencialmente as famílias do território ( leia no post chuvas, pandemia e cidadania).

Ficamos algum tempo esperando as orientações dos órgãos com as diretrizes sanitárias e as recomedações de como proceder para manter o projeto funcinando, já quetodos os atendimentos seriam presenciais e em turma.  Eviamos ao CMDCA  (Conselho Municipal da Criança e do adolescente) de Belo Horizonteum projeto de readequação das atividades da Escola de Cidadania. Depois de reuniões, estudos e modificações, conseguimos aprovar o projeto.

Foram elaboradas cartilhas de conteúdo didático e divertido com jogos e passatempos para serem trabalhados pelas agentes monitoras que irão às casas das famílias selecionadas, desenvolver as atividades com as crianças e adolescentes do território

Assim, selecionamos e treinamos duas agentes, Simone e a Dayse, que moram no território para levar as cartilhas e desenvolver as atividades ao longo de 4 meses nas casas.

 

 

 

É uma forma de levar educação e cultura as famílias, fortalecendo vínculos e cuidando das crianças do território.
Você está participando? Conhece alguém da comunidade que está? Tem vontade? Conta pra gente!

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?